Lightsource bp, maior companhia de Energia Solar da Europa, quer desenvolver 25 GW até 2025



Setor de energia renovável ganhará investimento bilionário através da Lightsource bp. As metas já foram traçadas pela empresa, que visam desenvolver mais projetos em energia solar e se expandir para mais países

A Lightsource bp, maior empresa de energia solar da Europa, anunciou nessa segunda-feira, 20, que irá conduzir um investimento bilionário, e desenvolver 25 GW em energia renovável. Os beneficiados com esse novo projeto será a África, Europa, Américas, Oriente Médio, Pacífico e a Ásia. No total, serão investidos 1,5 bilhões de euros, para que esses continentes possam gerar ainda mais energia limpa, sendo ao benéfico para outras empresas, assim como, para a população.

Empresa de energia solar tem projetos que podem beneficiar o planeta
Para que o investimento pudesse chegar a esse valor, a Lightsource bp contou com a participação das dez principais empresas do setor financeiro a nível mundial. Entre elas podemos citar: BNP, Canadian Imperial Bank of Commerce, Lloyds, Mitsubishi UFJ Financial Group, Natwest, Santander, SocGen, Sumitomo Mitsui Banking Corporation, Toronto Dominion e Wells Fargo.

Ao mesmo tempo em que está produzindo esse novo projeto, a companhia de energia solar possui outros que estão em fase de desenvolvimento, como é o caso do portfólio exclusivo de 9 GW para a bp. Dessa forma, desde que foi fundada em 2010, a Lightsource bp já foi responsável por contribuir significativamente para o ramo de energia renovável, ao desenvolver 3,8 GW de energia solar.

“O setor de energia renovável está a deixar de pensar em gigawatts e a começar a pensar em terawatts. Os investimentos são de milhares de milhões e não apenas de milhões. E as grandes empresas como a Amazon, a McDonald’s e eBay estão a aderir à energia limpa. Esta tendência prova que as energias renováveis começam a ocupar uma posição dominante e a energia solar está a desempenhar um papel de relevo no combate à crise climática”, relatou o CEO da companhia, Nick Boyle.

Até o momento, as metas da Lightsource bp envolvem a redução na emissão de gases responsáveis pelas mudanças climáticas
O objetivo principal é tentar cumprir o acordo realizado em Paris, para que as empresas emitam menos gases poluentes, que causem danos ao Planeta. Em contrapartida, a Lightsource traçou como meta, instalar mais 25 GW até 2025, para que o acordo seja fielmente cumprido. Os investimentos para que essa meta seja atingida serão captados de forma paralela aos projetos que já estão em andamento.

No momento, o empreendimento de energia solar possui uma atuação mais centralizada nos mercados de Portugal, Espanha e Itália. Nos Estados Unidos, seu portfólio conta com quase 10 GW, onde 1,9 GW estão sendo construídos ou foram implantados nos últimos 18 meses. Além desses países já citados, a empresa ganhou um leilão de energia realizado na Grécia. Dando início a sua nova jornada no mercado grego em energia renovável.

Infelizmente, a empresa ainda não divulgou quais serão os países que irão receber esse investimento no decorrer dos próximos quatro anos. Partindo desse pressuposto, não há como informar se o Brasil estará ou não na lista. A expectativa é que, com a visibilidade e o crescimento de energia renovável, principalmente a energia solar no país, a Lightsource bp possa levar esse aumento em consideração e cogite a possibilidade de um possível projeto em nosso território.

Fonte: Ruth Rodrigueshttps://clickpetroleoegas.com.br/lightsource-bp-maior-companhia-de-energia-solar-da-europa-quer-desenvolver-25-gw-ate-2025/