Informativos

Aneel abre consulta sobre "energia elétrica pré-paga"

O pré-pagamento é uma forma de cobrança na qual o pagamento é realizado antes do consumo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu uma consulta pública para saber a opinião dos consumidores sobre o pré-pagamento de energia elétrica. A proposta é que a cobrança do serviço de fornecimento de energia seja possível via pagamento antecipado, semelhante ao que acontece nos sistemas de crédito pré-pago das linhas de telefonia móvel e da compra de passagens do transporte público.

De acordo com a Aneel, o sistema poderia auxiliar o consumidor no controle dos gastos com energia, promovendo o maior controle de sua utilização e gerando mais economia e transparência na conta. Em contrapartida, as empresas que distribuem o serviço seriam beneficiadas com menor custo operacional, além da diminuição da inadimplência do consumidor e das falhas de leitura.

A proposta consulta ainda a possibilidade de instalação de alarme sonoro na residência para indicar a proximidade do fim dos créditos, o impedimento de cortes nos fins de semana e período noturno, a obrigatoriedade do sistema, a limitação de equipamentos que entram no sistema pré-pago e o não pagamento de taxa mínima para o uso de energia..

A consulta pública, de número 16/2017, recebe contribuições de consumidores e empresas de distribuição até o dia 19 de março de 2018. A colaboração pode ser realizada por meio de umquestionário elaborado pela Agência,  pelo email cp016_2017@aneel.gov.br ou via correspondência física (ANEEL – SGAN Quadra 603 – Módulo I Térreo/Protocolo Geral, CEP 70.830-110, Brasília–DF).

Por Franceslly Catozzo / Sollicita

COMPARTILHAR

COMPARTILHAR

Rua 13 de Junho, 48 - Centro
Campo Grande/MS - CEP 79002-420

Site desenvolvido por: